top of page

Transtornos Bipolar e Bordeline


Olá Pessoas!

Para fechar o Setembro Amarelo trago hoje dois Transtornos, Bipolar e Borderline! São transtornos com

sintomas similares e ambos que existe a possibilidade de ideação suicida, por isso vou falar deles no mesmo post. Tais transtornos são complexos e extensos, aqui o que vou apresentar é um resumo e uma visão geral deles.

Vamos começar pela descrição dos sintomas que envolvem o Transtorno Afetivo Bipolar: Autoestima elevada, Grandiosidade, Falante, Fuga de Idéias, Distratibilidade, Menor necessidade de sono, Aceleração Psicomotora, Desinibição Sexual e/ou Social, Maior gasto de dinheiro, Maior envolvimento em atividades prazerosas, Arrogância, Delírios de Grandeza, Alucinações e irritabilidade.

O Transtorno Bipolar se caracteriza pela alternância de episódios de depressão e de mania com momentos de normalidade, entende esse último por estabilidade e controle de emoções e comportamentos.

Nos episódios de depressão o paciente pode sentir tristeza profunda, melancolia, apatia, desânimo profundo, choro constante, irritabilidade, ansiedade, falta de esperança e reclusão, como dito no texto que falei sobre Depressão e Atividades Físicas.

O que caracteriza mesmo o Transtorno Bipolar é a existência de episódios de mania, que é exatamente o extremo dos sintomas da depressão. Quando paciente está em mania tem necessidade maior de falar, e fala de forma excessiva, chegando a perder o foco e tendo falas desconexas, sua autoestima é elevada, tem aceleração psicomotora, e desinibição social e ou sexual, neste caso podendo manter relações sexuais com várias pessoas ou acreditar que todos a sua volta o desejam e estão flertando com ele. É nessa fase de mania que o paciente intensifica sua vida social, faz gastos muitas vezes sem ter como pagar e até pode começar a distribuir presentes, têm diminuição do sono, neste caso ele faz tudo o que não conseguia fazer quando estava na fase depressiva e não se sente casado.

Lembrando que o paciente não consegue controlar esses comportamentos, tendo períodos de normalidade, onde consegue controlar. Existe a possibilidade de os sintomas tanto de depressão e mania ocorreram ao mesmo tempo, alternando-se rapidamente, podendo nesses casos trazer a ideação suicida.

O diagnóstico é feito de acordo com a duração, intensidade frequência das trocas de fases, o paciente pode ser diagnosticado com um tipo de Transtorno Bipolar, por isso a importância de acompanhamento psicológico e psiquiátrico adequados.

O Transtorno de Personalidade de Borderline tem os seguintes sintomas: instabilidade emocional, sentimento de vazio crônico, relacionamentos pessoais intensos e instáveis, esforços excessivos para evitar abandono, dificuldades e instabilidade com relação a autoimagem, atos de autolesão e autos suicidas.

Quem possui o Transtorno Borderline sofre com muita ansiedade, possui uma crença de incapacidade muito grande, seja incapacidade de lidar com os problemas da vida seja de manter pessoas ao seu lado, por isso sentimento de vazio e esforços para evitar o abandono, pois acreditam precisar dos outros para sobreviver.

Pode também apresentar explosões de raiva quando acredita que suas necessidades não estão sendo atendidas, e como dito acima variação de humor e relações interpessoais intensas e instáveis indo do amor ao ódio muito rápido, além de poder apresentar inveja, falta de respeito às regras e com os outros.

Devido a essa instabilidade é muito comum a autolesão, que mais uma vez volto a repetir, não é para chamar a atenção, é uma forma de aliviar o sofrimento, o que pode acabar com o suicídio involuntário, mas existem também casos de real tentativa de suicídio.

Por isso volto a repetir a importância de procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Devemos cuidar de nossa saúde mental assim como cuidamos de no nosso corpo.

O tratamento de ambos os transtornos é com terapia e acompanhamento psiquiátrico, o tratamento psicológico para conhecer e aprender suas limitações e identificar quando essas mudanças ocorrem e estão sendo prejudiciais e com psiquiatra para além disso tomar medicação que irá ajudar no controle de humor, depressão e impulsividades.

Tentei ser o mais direto e objetivo possível, caso queira saber mais entre em contato com através da Página Zoom Pelo Mundo ou pelo meu e-mail.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "Zoom Pelo Mundo"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page