top of page

TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo


Olá Pessoas!

Hoje trago o tema TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O TOC é composto por pensamento, a obsessão, o comportamento e a compulsão. Os pensamentos obsessivos são repetitivos, geram medo, ansiedade, angústia e sofrimento. O comportamento é caracterizado por realizar compulsivamente algumas coisas tidas como mania, como por exemplo: lavar a mão constantemente, ter que deixar tudo de forma simétrica, verificar portas e janelas estão trancadas ou se o gás está fechado, entre outros comportamentos.

Como todo transtorno o diagnóstico precisa ser feito por profissional qualificado, ele pode atingir a todos a idades.

Acima usei a palavra mania, mas o uso desta é incorreto quando se já tem o diagnóstico de TOC confirmado. O termo mais adequado é ritual, pois a pessoa não consegue controlar o impulso e acaba por cometer esses comportamentos repetitivos para se livrar de tais pensamentos, como por exemplo uma pessoa que antes de entrar em algum lugar além de precisar colocar primeiro o pé esquerdo e fazer uma contagem que deve terminar em número par, seja contar passos, contar pisos e até quantas pessoas encontra no caminho, se não der número par essa pessoa volta para fora e reinicia, por isso chamamos de ritual.

Essa nomenclatura de ritual também é utilizada pelo motivo que a pessoas realizam esses comportamentos,

geralmente são repetidos devido a uma crença da pessoa que se não o realizar algo de muito ruim irá acontecer.

Apesar de quem tem TOC ter consciência do que faz não consegue controlar esses impulsos, mesmo tendo consciência que se ela lavar as mãos com ácido para se livrar de germes e bactérias que possam a levar a uma doença terminal, ela irá também sofrer grandes queimaduras em suas mãos além de muita dor.

Sendo assim o tratamento adequado também envolve uma equipe multidisciplinar, psiquiatra e psicólogos trabalhando em conjunto, para que a pessoa seja medicada e com isso poder se perceber, diminuir a ansiedade e assim conseguir controlar e questionar seus pensamentos, neste caso a terapia mais indicada é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois irá focar nos pensamentos que causam estes comportamentos e como pode além de questionar se estes pensamentos são válidos ou não, e como agir de uma forma mais adaptativa em relação a eles.

O TOC é uma doença que pode trazer o isolamento social, pois os rituais são intensos, traz ansiedade e sofrimento, já que a pessoa por mais que tente não consegue controlar sozinha, isso pode trazer o isolamento social.

Esse comportamento de isolamento social pode trazer uma comorbidade para o Transtorno Obsessivo Compulsivo, a depressão e com ela pode vir também o risco de suicídio, em número bem menor que outros transtornos, mas pode surgir como alternativa para fugir do comportamento repetitivo e do sofrimento que ele causa.

Esse transtorno é de difícil diagnóstico, pois surge geralmente como uma mania e pode até ser confundido como superstição, como exemplo famoso temos o Roberto Carlos, que chegou a mudar letras de suas músicas para não falar coisas negativas e deixou outras fora de seu repertório pelo mesmo motivo, além de não se apresentar com roupas escuras e outras exigências.

O diagnóstico dele demorou por se acreditar que era uma superstição, agora já em tratamento ele está aos poucos voltando as letras originais e até canta músicas que a muitos anos não cantava.

Cuide de sua saúde mental, sempre que algum comportamento ou pensamento for muito angustiante, causar muita ansiedade e sofrimento busque ajuda de um profissional, isso não significa que você é louco ou fraco e sim uma pessoa que está em sofrimento psíquico e precisa de ajuda.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "Zoom Pelo Mundo"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page