top of page

Quer ter filhos inteligentes? Estimule-os desde pequenos!

Essa postagem vai especialmente para quem tem filhos pequenos em casa. Vou compartilhar com vocês algumas

coisas que fiz com meus filhos e cheguei a fazer com alunos da faixa de 2 a 5 anos.

Como estimular as crianças desde pequenas? Será que precisam tanto de estímulos? Se algum dia você já parou e fez alguma dessas perguntas, saiba que algumas dessas atividades que serão dadas como sugestão, visa contribuir com o desenvolvimento dos pequenos, tanto motor quanto intelectual.

Importante: em toda estimulação feita com eles, deve-se respeitar o tempo, limite e vontade deles. Não adianta começar se o seu filho quer assistir televisão, dormir ou comer. Crie um hábito de separar um tempo diário para conversar e brincar com eles.

Cores & Formas

Para as crianças que estão aprendendo as cores (geralmente a fase dos 2-3 anos), durante as brincadeiras os pais podem reforçar esses itens e pedir aos filhos que repitam as informações.

“Filho, pegue aquela bola azul para o papai.”

“Olha o formato dessa bola, veja como é redonda, ela tem o formato de círculo”

Pergunte que outras coisas possuem aquela cor e formato, conforme vão aprendendo, vá dificultando as cores e formatos para que possam ampliar os seus saberes. Procure associar ao objetos do cotidiano (roupas, brinquedos), pois dessa maneira essas informações serão guardadas com significado e coerência!

Estímulo da fala e memória

Sempre pergunte à criança como foi seu dia, o que sonhou, o que fez. Escute atentamente suas respostas (hora de deixar o celular desligado!) e faça contato visual com ela.

Conte uma pequena história e peça-a para recontar. Com crianças com maiores, peça para mudar o final da história ou acrescentar outros personagens.

Se o seu filho tem dificuldade na fala (fala incompreensível), estimule com muita música. Cante com ela músicas do repertório infantil (dá-lhe galinha pintadinha!), de frente com ela para que a articulação da sua boca seja visualizada pela criança. Cantar na frente do espelho também é uma boa pedida. Professoras de Educação Infantil cantam muito, pois sabem que esse é um excelente artifício para a dicção e memória dos pequenos.

Algumas crianças que apresentam dificuldade na fala, aprendem muito rápido a apontarem o que querem. Diga o nome do objeto ou ação (“Você quer beber água?”) e na afirmativa da criança, peça para pedir oralmente (“Então diga: me dá água por favor?”).

Coordenação motora e limites

Quando ouvir músicas com seu filhos, convide-o a acompanhar a música com palmas. Músicas agitadas pedem palmas seguidas; músicas lentas pedem palmas espaçadas. Crie coreografias para dançarem, sempre inserindo novos passos quando ela achar fácil demais.

Sabe aquelas garrafinhas de suco e outras embalagens que possuem tampas rosqueadas? Não coloque no lixo, higienize-as muito bem e coloque numa caixa para a criança desrosquear e rosquear novamente as tampas, é um ótimo exercício de coordenação motora.

Desenhe numa folha de sulfite algumas formas geométricas e peça à criança colorir dentro da forma, estabelecendo assim o limite.

E, por último, massa de modelar: além de trabalhar a coordenação motora, estimula a imaginação e a criatividade para modelar bolas, flores, minhocas e o que mais você quiser!

Na próxima postagem trarei atividade para estimular as crianças em fase de alfabetização, alfabetizadas e adolescentes. Não perca!

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "Zoom Pelo Mundo"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page